16 de jun de 2010

Meu "Fora FHC e FMI" continua...


Passei a entender um pouco da política e a participar... basicamente pq um presidente (FHC) queria desmantelar as Escolas Técnicas. Entrei para o Movimento Estudantil e descobri que aquele desmonte era apenas parte de um projeto maior: o famigerado neoliberalismo, face mais cruel dos governos capitalistas contemporâneos.
.
Privatizam, precarizam serviços públicos, abrem a economia para o grande capital internacional, abandonam os que mais precisam... . Para combatê-los, acabei me envolvendo para sempre... . Felizmente, o PSDB/DEM foi derrotado por duas vezes... e, mesmo não avançando para o socialismo, pude ficar feliz ao ver que um novo projeto de país foi iniciado. Nesse contexto, a velha "Escola Técnica", que virara CEFET e depois IFCE, está mais forte do que nunca... em plena expansão...
.
Dois projetos de Brasil se confrontam... e faz-me rir (e chorar) uma abordagem "comparativa" dos dois governos, em dados soltos, onde Lula levaria apenas uma leve vantagem. Ora, camaradas, somem os dados centrais.... é importante fazer isso... Lula ganha de goleada. Porém, saiam da matriz, ou melhor, da "matrix"... para o que está por trás das sutilezas... não vamos ficar apenas numa questão de x% contra x,2%... apenas. São projetos realmente distintos e, portanto, seus impactos são para um longo prazo. Para além dos dados imediatizados, uma base está sendo montada (no caso do PSDB estava sendo desmontada rsrsrs)... Quero dizer que a diferença entre os dois é bem maior do que se pode provar tecnicamente agora. O povo brasileiro, com sua sabedoria popular, já percebeu isso.
.
Bem, resumindo, me revolta a idéia de que aquele governo do PSDB era "médio" pq atingia x% e o governo Lula é bom pq atinge mais. Não é assim que se faz a conta! Quer ver como se diz corretamente: No governo FHC, prostituído às elites, as pessoas MORRIAM de fome. Isso mesmo. Esqueceram? No governo Lula, depois de muito esforço, as pessoas, bem ou mal, estão se alimentando. (os dados comprovam) Ora, ora, ora... isso não é a diferença entre médio e bom. É? O governo Lula NÃO é um aprimoramento do governo FHC, como a imprensa pró-Serra quer passar. Na realidade, pensemos, temos o choque de duas políticas distintas. Diferentes.
.
Tb, para além do "Censo", uma nova hegemonia político-cultural pode ser construída... tendo impacto secular... pensemos tb nisto.

Um comentário:

Joice Nunes disse...

esta foto é das antigas,né,afonso? sempre passeio por aqui para saber o que tu anda pensando acerca do 'atual estado das coisas" um beijo, irmão.