16 de out de 2009

O Homem da Gravata Borboleta

Por trás da "gravatinha borboleta" está o nosso Secretário Estadual de Segurança Pública, Roberto Monteiro. Pasmem... um homem que me parece ser rigorosamente honesto, decente e comprometido com o bem público e com os direitos humanos... ou seja... acho que estamos vivendo mais um momento muito importante da nossa história: Uma pessoa com esse perfil à frente da segurança em nosso estado.

Sua lista de polêmicas "do bem" teve esta semana a exigência (aos delegados) que cumpram a lei que proíbe a exposição de presos aos veículos de comunicação sem a presença de seus respectivos advogados particulares ou defensores públicos. Evidentemente, os programas "mundo cão" odiaram a medida... Pq usavam, de forma grosseira, durante horas por dia, a imagem de jovens presos.

Ora... esses programas não realizam a cobertura de tudo aquilo que a juventude de Fortaleza faz de melhor... sua cultura, esportes, gincanas diversas, feirinhas de ciências.... não mostram o dia-a-dia dos programas sociais com jovens nem o trabalho das ONGs e movimentos juvenis... não educam de nenhuma forma... e, acham que mesmo ignorando essas expressões tem um direito moral de passar acima da lei e, junto com um punhado de delegados dedicar-se à uma programação para "tirar onda" com a cara de pessoas que muitas vezes cometeram pequenos delitos, estigmatizando-as perante a população... dificultando seu retorno ao convívio harmonioso...

Mais um ponto pro secretário... muita coragem. Tiro meu chapéu.

3 comentários:

Thiago disse...

é o que importa é o resultado desse acontecimento, o pq dele ter feito isso não é relevante. Concordo com vc: Ponto pro Gravatinha.

Rafael Chaves disse...

Muito bom camarada Afonso. A leitura do seus textos permanece leve e agradável desde os tempos da ETFCE. Com relação ao tema desse post, fiquei impressionado com a censura imposta pela imprensa corporativa, a qualquer opinião de apoio a essa medida do secretário de segurança. Mas, com o advento da internet, por meio dos blog's, twitter, entre outros, essa imprensa minúscula está com os dias contados.

Joatan Junior disse...

A postura política do secretário nesse episódio merece o nosso respeito!