5 de dez. de 2009

Colombia: um lugar sem oposição

. Você já ouviu falar em uma oposição organizada na Colombia? Conhece algum grupo forte que faça oposição e pretenda substituir o presidente Uribe? Aquele, cujo governo pretende instalar as bases militares americanas para operações na América do Sul.
. Pois então... A Colombia é o país do continente em que os movimentos sociais são mais perseguidos. Em consequência, as classes populares não conseguem estabelecer uma oposição consistente ao rapaz da foto ao lado, que se prepara para o terceiro mandato.
. Na venezuela, Hugo Chavez enfrenta hoje quatro grandes canais de TV opositoras + TVs americanas como a CNN e uma forte aliança de oposição, que governa a capital. Na Bolívia, idem. Evo Morales enfrenta a uma turma semelhante, com constantes ameaças de crise institucional por parte de governadores da oposição "rica e branca". No Brasil, Lula é combatido pela aliança do PSDB/DEM + Globo, Veja e Folha. No Paraguai Lugo enfrenta todas as elites juntas... e por aí vai...
. E porque ninguém fala da Colombia?... Será pq Uribe defende as elites capitalistas globais? Aí é complicado... Quando o governante desvia-se, pelo menos um pouco, das diretrizes do grande capital eles dizem que é um ditador, mas quando defende tal sistema pode fazer o que quiser.... até matar sindicalistas... que passa por democrático...
. Que mundo hipócrita esse que é intermediado pela medíocre mídia imperialista... Uma pena.

Um comentário:

Unknown disse...

Vou ficar lendo seus textos para me atualizar. A gente não encontra textos assim quase nunca. É melhor que assistir televisão.