27 de dez. de 2009

Consciência Negra, Modo de Usar - Por Nei Lopes

Segue link para interessante texto contra o racismo... muito legal... quase um manual para responder às afirmações bobas do senso comum racista que escutamos todos os dias no Brasil.
http://www.geledes.org.br/afrobrasileiros-e-suas-lutas/consciencia-negra-modo-de-usar.html

"Quando te disserem que você quer dividir o Brasil em "pretos" e "brancos", mostre que essa divisão sempre existiu. Se insistirem na acusação, mostre que, neste país, 121 anos após a Abolição, em todas as instâncias, o Poder é sempre branco(...) Quando, ainda batendo nessa tecla, te disserem que o Brasil é um país mestiço, concorde. Mas ressalve que essa mestiçagem só ocorre, com naturalidade, na base da pirâmide social, e nunca nas altas esferas do Poder"

Um agradecimento ao camarada Rafael Chaves, que me passou o texto, grande parceiro de guerrilha digital... pela hegemonia dos trabalhadores e demais oprimidos do mundo...

Um comentário:

Rafael Chaves disse...

Camarada Afonso, mais uma vez parabéns pela elevada qualidade do seu blog, sempre orientado ao sucesso da nossa luta diuturna em busca de uma sociedade consciente do papel de cada indivíduo enquanto agente de transformação. Valeu!